Categorias

IE8 beta 2 é o browser com pior uso de memória

IE8 utiliza mais memória que o Windows XP.
A versão mais recente do Internet Explorer 8 exige mais que o dobro de memória do sistema que seu rival, o Firefox, e ativa quase seis vezes mais tarefas para o processador do micro, afirmou a consultoria Devil Mountain Software nesta terça-feira (02/09).

O IE8 beta 2 também consome 52% mais memória que seu antecessor, o IE7, e usa quase três vezes mais tarefas, afirmou Craig Barth, chief technology officer da consultoria.

Barth comparou o IE8 beta 2, o IE7 e o Firefox 3.0.1 em 10 diferentes cenários que envolvem domínios com conteúdo multimídia . Cada site foi aberto no navegador em diferentes abas, com links nestas páginas abertos em outras abas.

No final do teste, o IE8 beta 2 havia reservado 380 MB de memória em um sistema de 2 GB rodando Windows Vista, enquanto o IE7 pediu 250 MB e o Firefox 3.0.1, versão mais recente do navegador aberto, exigia 159 MB.

Com o mesmo teste rodando no Windows XP, os navegadores consumiram menos memória. Ainda assim, o IE8 continuou a liderar com folgas a competição.

“Quando o Windows XP é iniciado, todo o sistema pede até 150 MB. De repente, você vê o registro de memória do IE8 e percebe que ele é maior que o sistema operacional da Microsoft. O IE8 é mais gordo que XP”.

Quando Barth contabilizou as tarefas do processador exigidas por cada browser, descobriu que o IE8 beta 2 usava nada menos que 171 delas, enquanto o IE7 dificilmente passa da marca de 65, segundo ele. Em seus testes, o Firefox não ultrapassou as 29 tarefas.

O consultor atribuiu as exigências menores de consumo de CPU pelo Firefox a “um sistema de renderização mais eficiente” que emprega menos tarefas mas força agressivamente o processador para ganhar performance.

Opinião Código Fonte:
Será que o novo IE8 será o novo Windows Vista? Muita propaganda e pouca eficiência.

Com informações de IDG Now!.