Categorias

II Congresso de Cidades Digitais começa no próximo dia 27

Foz do Iguaçu irá sediar o II Congresso de Cidades Digitais, nos dias 27 e 28 de Novembro. O evento irá tratar do investimento em tecnologia para gestão pública e trará representantes de 14 estados brasileiros.

Organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), o congresso terá sua abertura feita pela secretária de Inclusão Digital, do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, que falará sobre as políticas públicas e indicadores da Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. A programação completa está disponível no site https://congresso.redecidadedigital.com.br/.

No Congresso serão apresentados exemplos de localidades pelo país que estão transformando a sua realidade através do investimento em tecnologia. São os casos de Vitória da Conquista (BA), Viçosa do Ceará (CE) e os casos paranaenses de Foz do Iguaçu, Telêmaco Borba, Nova Aurora e Ibiporã. A Parceria Público-Privada (PPP) será outra modalidade para as Cidades Digitais detalhada pela prefeitura de Itatiba (SP).

I Congresso_Curitiba
I Congresso de Cidades Digitais foi realizado em Curitiba e reuniu gestores de 100 diferentes municípios

Para as Smart Cities, a aplicação de BIG DATA e Video Analytics podem ser fatores decisivos para a tomada de decisão e no desenvolvimento socioeconômico das localidades. Os temas serão apresentados pelo C.E.S.A.R Sul e Smartbee. A Endgedrones mostra, durante o II Congresso, a utilização de aeronaves não-tripuladas para as soluções urbanas.

Representantes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresentarão as linhas de financiamento possíveis para implantação de projetos que tenham como viés o uso da tecnologia para promoção de melhorias das condições econômicas e sociais. A Rede 399, lançada pelo governo do Paraná, também será detalhada aos municípios interessados no estado.