Categorias

Implante “ciborgue” na espinha poderia ajudar pacientes paraplégicos

Pacientes paralisados podem ter acabado de ganhar uma nova esperança de recuperação depois de ratos com lesões na coluna vertebral graves andarem novamente através de um novo implante de estilo “ciborgue”.

Com uma tecnologia que poderia ter saído diretamente de um romance de ficção científica ou filme de Hollywood, cientistas franceses criaram uma fita fina protética, incorporada com eletrodos, que fica ao longo da medula espinhal e fornece impulsos elétricos e medicações.

Ratos paralisados equipados com o implante foram capazes de caminhar por conta própria novamente depois de apenas algumas semanas de treinamento.

_Cyborg__spinal_im_3158724b

Pesquisadores da Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne estão esperando para começar testes clínicos em humanos em breve. Eles acreditam que um dispositivo pode durar 10 anos em humanos antes de precisar ser substituído.

O implante, chamado “e-Dura”, é eficaz porque imita o tecido mole ao redor da coluna vertebral para que o corpo não rejeite sua presença.

“Nosso implante e-Dura pode permanecer por um longo período de tempo sobre a medula espinhal ou córtex”, disse a professora Stéphanie Lacour. “Isso abre novas possibilidades terapêuticas para pacientes que sofrem de trauma ou doenças neurológicas, particularmente indivíduos que ficaram paralisados após uma lesão da medula espinhal”.