Categorias

Internet Archive coloca online 900 jogos de fliperama de graça

O site Internet Archive disponibilizou inteiramente de graça 900 jogos de fliperama dos anos 70 e 80 que podem ser jogados diretamente no seu navegador, rodando em Javascript. Batizado de Internet Arcade, o projeto faz parte da extensa biblioteca de produtos culturais do passado acessíveis no site.

A proeza foi possível graças ao emulador JSMESS (uma versão em Javascript do famoso M.A.M.E.) e aos esforços do usuário Jason Scott, especialista na linguagem. Embora o Firefox seja recomendado como o navegador mais rápido, o experimento deve funcionar nos principais navegadores do mercado.

A coleção de jogos abrange uma fatia considerável da história dos jogos de arcade, desde títulos com imagens em preto e branco até clássicos inesquecíveis do fliperama e grandes produções com vozes digitalizadas e música. Entre os jogos disponíveis no projeto Internet Arcade estão Golden Axe, Zaxxon, OutRun, Street Fighter II e muitos outros.

sf-ii
Street Fighter II rodando direto no navegador

O Internet Archive é uma organização sem fins lucrativos fundada com o propósito de servir como uma biblioteca virtual. Em seu site é possível encontrar textos, músicas, filmes e programas que caíram em domínio público ou foram cedidos para publicação. A organização é mais conhecida por armazenar páginas da web do passado, tendo mais de 435 bilhões de páginas disponíveis para consulta.