Categorias

Internet das Coisas pode render até 200 bilhões de dólares para o Brasil

Se o Plano Nacional de Internet das Coisas der certo, o setor irá gerar uma renda entre 50 e 200 bilhões de dólares para o Brasil em 2025, segundo um estudo encomendado pelo BNDES e apresentado nessa terça-feira.

O levantamento faz parte da iniciativa da entidade de incentivar o desenvolvimento da tecnologia no país e foi anunciado durante o evento de telecomunicações Futurecom, realizado em São Paulo.

Foram dez meses de pesquisas a um custo de R$17,5 milhões para mapear as ações necessárias para catapultar a Internet das Coisas no Brasil. O estudo foi produzido por uma parceria entre a consultoria McKinsey, o escritório Pereira Neto Macedo Advogados e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), e conseguiu definir 76 ações diferentes em quatro áreas críticas onde a tecnologia pode e deve ser aplicada nos próximos anos: saúde, cidades inteligentes, indústria e agronegócio.

Havia uma expectativa de que o aguardado Plano Nacional de Internet das Coisas do BNDES também fosse anunciado durante o evento, mas ocorreu um atraso. O pacote de incentivos está em processo de finalização e deverá ser oficialmente revelado na íntegra até o final do ano. Maximiliano Martinhão, secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) informou que metas, orçamentos e prazos deverão ser divulgados em forma de decreto governamental.