Internet Explorer
Categorias

Internet Explorer: Microsoft encerrará suporte a versões antigas a partir de Janeiro de 2016

A Microsoft anunciou que encerrará o suporte a versões antigas do navegador Internet Explorer a partir de Janeiro de 2016, e por versões antigas, entenda-se qualquer uma anterior à 9. A partir do dia 12 de Janeiro de 2016, valerão apenas as combinações de sistema operacional e browsers abaixo:

  • Windows Vista SP2 + Internet Explorer 9;
  • Windows Server 2008 SP2 + Internet Explorer 9;
  • Windows 7 SP1 e Internet Explorer 11;
  • Windows Server 2008 R2 SP1 e Internet Explorer 11;
  • Windows 8.1 e Internet Explorer 11;
  • Windows Server 2012 e Internet Explorer 10;
  • Windows Server 2012 R2 e Internet Explorer 11;

Ou seja, quem estiver utilizando o Windows 8.1 poderá usar apenas o IE 11, e o mesmo vale para quem estiver utilizando o Windows 7 com Service Pack 1. Desde que, é claro, você não opte por outro navegador, como por exemplo o Firefox, o Google Chrome, o Opera, o Safari, etc.

Internet Explorer

O Internet Explorer, navegador bastante criticado em diversas versões e já há bastante tempo, vem perdendo espaço no mercado também há bastante tempo. A situação parece ser tão crítica que, recentemente, a Microsoft teria até tentado iniciar uma campanha para pagar blogueiros para falarem bem do programa. Hoje em dia, segundo o w3schools, o IE detém apenas cerca de 8% do mercado, sendo que o grande líder é o Google Chrome, com quase 60%.

A partir de 12 de Janeiro de 2016, a MS não mais fornecerá suporte técnico nem tampouco lançará atualizações de segurança para versões do navegador que não sejam a 11 (ou mais novas). E neste meio tempo, ainda temos o navegador da Microsoft sendo utilizado por criminosos cibernéticos, e se os usuários não se conscientizarem, obviamente a coisa pode ficar pior ainda.

Ainda há bastante tempo, portanto, baixe a versão mais recente do Internet Explorer (se ainda não o fez) para o seu PC e vá usando. Em paralelo, quem sabe, caso não possua familiaridade com o aplicativo. Ou opte de vez pelo Firefox ou pelo Google Chrome, os dois melhores, atualmente.