Categorias

Internet gratuita chegará a 1,7 milhão de pessoas no Rio

Internet gratuita para 1,7 mil de pessoas no Rio
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inaugura nesta quarta-feira, às 10h, na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias, o projeto Baixada Digital, que vai oferecer sinal gratuito de internet banda larga para 1,7 milhão de pessoas. O investimento é de R$ 10 milhões e o sinal chegará, na primeira fase do programa, a São João de Meriti e a partes de Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis e Nova Iguaçu.

Nessa terça-feira, técnicos da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia estiveram numa unidade móvel para tirar dúvidas dos moradores. Segundo o coordenador do projeto Baixada Digital, Franklin Coelho, para acessar a internet gratuita, é preciso que o morador tenha um computador e instale em casa uma antena (do tipo 24dBi), com mastro e suporte de montagem, um fixador para mastro, um adaptador USB com saída para antena externa e um cabo de conectores específico para USB. O processo é o mesmo usado para captar o sinal da televisão. Os equipamentos podem ser encontrados em lojas de informática e o preço médio total é de R$ 150.

A secretaria instalou torres de transmissão em diversos locais da Baixada. Quem mora a uma distância de até 60 m da torre transmissora e usa notebook (computador portátil) não tem necessidade de comprar os equipamentos. As pessoas podem obter mais informações através do site www.baixadadigitalrj.com.br ou pelo telefone 2332-4085.

Com informações de O Dia.