Categorias

Internet tem diversas opções seguras para crianças

Crianças nascidas na era da internet acham natural passear em mundos virtuais, representadas por um avatar, e lá construir a sua casa e conversar com seus amigos.

A cena lembra o popular universo virtual Second Life, mas as crianças cada vez mais acessam sites feitos só para elas.

Espécie de Second Life “júnior”, essas páginas oferecem mundos com aspecto mais infantil, no estilo desenho animado, e se colocam como alternativa para pais preocupados com o conteúdo adulto encontrado nos sites convencionais.

E as páginas mirins não param por aí: atentas à tendência dos sites de relacionamento, elas incorporam listas de amigos e outras ferramentas.

Páginas de rede social estão entre as mais acessadas na internet; o tráfego dos 20 maiores sites do tipo cresceu 12% em fevereiro, segundo dados da consultoria Hitwise.

Os sites de relacionamento também são sucesso entre pré-adolescentes e adolescentes. Pesquisa da empresa de marketing Alloy Media mostra que 96% dos jovens norte-americanos acessam essas páginas pelo menos uma vez por semana.

Os pais que acham arriscado deixar os filhos acessar sites mais adultos contam com dezenas de páginas feitas especialmente para os pequenos.

Em comum, esses sites têm os filtros poderosos em seus mecanismos de mensagem, a moderação constante, as brincadeiras para entreter os pequenos e o fato de expulsarem usuários que ameaçam o espírito da página.

O Habbo Hotel é um deles. Indicado para adolescentes e popular entre os brasileiros, o site é o 425ø mais acessado no país, segundo o Alexa.com.

Cuidados
No entanto, mesmo que a criança só use sites infantis, os pais devem orientá-la a tomar alguns cuidados.

A criança não deve divulgar informações pessoais, como endereço e escola. Postar fotos também não é recomendado.

Com informações de Folha de S.Paulo.