Categorias

Investidores da Microsoft querem Bill Gates fora da empresa

Depois de Steve Ballmer, será que o próximo a se afastar da Microsoft será Bill Gates? Provavelmente não, mas pelo menos é isso o que três dos vinte principais investidores da empresa estão pedindo ao conselho.

Embora o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, seja o executivo sob pressão durante os últimos anos para melhorar o desempenho da empresa, parece que Gates é o verdadeiro foco de preocupação: de acordo com fontes internas, os investidores estão pedindo que ele se afaste da presidência do Conselho de Administração da companhia.

Investidores estão preocupados com papel de Gates na Microsoft
Investidores estão preocupados com papel de Gates na Microsoft

Em conjunto, os investidores possuem mais de 5% das ações da gigante. Gates, por sua vez, possui cerca de 4,5% da empresa e é seu maior acionista individual.

Para eles, a presença de Gates no Conselho irá bloquear a adoção de novas estratégias e limitar o poder do novo presidente-executivo. Os investidores também estão preocupados que Gates exerça um poder desproporcional à sua participação na empresa.

Gates reduziu suas horas na Microsoft depois que entregou o papel de CEO a Ballmer em 2000, deixando trabalhar por completo em 2008, quando decidiu se concentrar em seus projetos filantrópicos com a Fundação Bill & Melinda Gates.