iPad 2 e iPhone 5
Categorias

iPhone 5 e iPad 2 ainda são os iDevices mais utilizados no mundo

O mundo está ansioso aguardando pelo evento da Apple e, consequentemente, pelos anúncios e novos dispositivos que serão apresentados durante o mesmo. Vale também lembrar que o evento contará com transmissão ao vivo, via streaming.

Mas enquanto isso, enquanto aguardamos pelo anúncio do iPhone 6, vamos dar uma olhadinha no passado. Em um passado não tão distante, embora todos saibamos que quando se trata de tecnologia o tempo passa muito rápido. Segundo a Localytics, empresa de análise de mercado especializada em aplicativos móveis e web, o iPhone 5 e o iPad 2 ainda são os iDevices mais utilizados no mundo.

Note que estamos falando a respeito de um smartphone lançado em 2012 e de um tablet lançado em 2011. De um tablet, aliás, que não conta com a famosa Tela Retina de seus sucessores.

Estamos falando a respeito de gadgets com no mínimo 2 anos de idade, e aqui podemos também nos lembrar de algo que muitos alardeiam por aí: os dispositivos da Apple contam com um tempo de vida mais longo que o dos aparelhos da concorrência, apesar do sistema operacional fechado e de algumas limitações em relação ao Android.

A Apple colabora bastante para isto, claro, pois além da qualidade dos equipamentos ela geralmente garante que seus smartphones e tablets continuem sendo atualizados por um bom tempo. Será somente a partir do iOS 8, por exemplo, que o iPhone 4, lançado em 2010, deixará de ser atualizado.

O período de vida pode parecer curto, mas se pararmos para pensar que não estamos falando a respeito de uma plataforma tão fragmentada quanto o Android, que conta atualmente com cerca de 20 mil dispositivos diferentes, tudo faz mais sentido. E, além disso, mesmo sem o iOS 8, muitos continuarão utilizando o velho iPhone 4 por algum tempo, ainda.

iPad 2 e iPhone 5

A Localytics obteve informações de vários modelos de iPhones e iPads (mais de 100 milhões), e o estudo foi realizado durante o mês de Agosto de 2014. A empresa descobriu que o iPhone 5 é o dispositivo da Apple mais popular, respondendo por 27% dos smartphones da empresa atualmente em uso. Em segundo lugar vem o iPhone 5S, com 25%.

Em terceiro, quarto e quinto lugar temos o iPhone 4S, o iPhone 4 e o iPhone 5C, com 21%, 13% e 8%, respectivamente. Uma “fatia” deste bolo (5%) representa outros dispositivos, e aí, quem sabe, ainda existam modelos anteriores do smartphone, como o 3GS, por exemplo. Ainda surpreende bastante o desempenho do iPhone 4, claro, com os 13% demonstrados: o primeiro dispositivo com Retina Display da Apple ainda continua sendo usado por muita gente.

Surpreendente também é saber o quão utilizado é o antigo iPad 2. Segundo a Localytics, ele ainda é o tablet da Apple mais popular: representa 29% dos tablets da Maçã atualmente em uso. Ele é seguido não tão de perto pelo iPad mini (com 20%) e pelo iPad da quarta geração (com 15%).

O “novo iPad” (terceira geração), aquele modelo lançado em 2012 e tristemente descontinuado no mesmo ano (o primeiro tablet da empresa com Tela Retina), responde por 13%, e em seguida temos o iPad Air, o iPad (o primeiro) e o iPad mini de segunda geração, com 12%, 6% e 5%, respectivamente.

Aliás, a diferença entre o modelo de terceira geração (descontinuado) e o de quarta é bem pequena, não? Talvez por serem bastante parecidos, o que pode ter feito com que muitos que adquiriram o “iPad 3” acabassem não se interessando pelo modelo de quarta geração (sem contar com a frustração). Vale também lembrar que o iPad 2 somente foi descontinuado em 18 de Março de 2014.