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iPod touch dá início à era do tocador sensível

Apresentado no início do mês por Steve Jobs, diretor-executivo da Apple, o iPod touch deve dar início à era dos tocadores digitais com tela sensível ao toque. Não que essa tecnologia, também chamada de touchscreen, seja nova — ela já está presente, por exemplo, em computadores de mão e celulares inteligentes. Mas é bastante provável que sua adoção pela Apple faça com que essas telas virem mania entre os toca-MP3.

“Não há dúvidas que esse tocador vai ditar tendências. Acredito que o uso da tecnologia touchscreen nos tocadores deva ficar mais forte daqui pra frente”, afirmou ao site G1 Sidney Rufca, professor de design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Para o especialista, essa tecnologia — também adotada pelo celular iPhone, bastante parecido com o iPod touch – dá um visual “limpo” ao produto, reduzindo muito a quantidade de botões exibidos em sua superfície.

Além da aparência e do fato de a Apple ser uma companhia bastante copiada – que o digam todos aqueles tocadores genéricos com jeitão de iPod –, há outro forte motivo para que os toca-MP3 adotem esse tipo de tela. “De uma forma geral, já estamos na era da tecnologia do toque. Hoje, o usuário quer formas divertidas de interação”, defende Amyris Fernandez, professora de Tecnologia da Informação do Ibmec São Paulo.

Para ela, a tecnologia touchscreen será bastante utilizada pela “geração dedão”, formada por pessoas habituadas a digitar mensagens no celular e a jogar videogames. Isso porque essa alternativa oferece uma interação mais intuitiva entre máquina e usuário, algo que deve se tornar cada vez mais comum. “Esqueça o PC como você conhece hoje. Falta pouco para ele desaparecer, porque dificulta a interação com os humanos. O latpop cria uma barreira entre as pessoas, e o desktop ocupa um espaço brutal”, exemplifica.

Apesar de fazer a alegria da “geração dedão”, é possível que as telas touchscreen sejam um problema para os usuários menos familiarizados com tecnologia. Assim como muitas pessoas não se entendem com a interface do computador (que, com pastas e lixeiras, faz uma metáfora do ambiente do escritório), outras podem não se adaptar a um aparelho que funciona como a extensão de seus dedos.

Outro problema que pode surgir com a popularização das telas sensíveis ao toque é o fato de elas exigirem qualidade para responderem com precisão aos comandos – esse pré-requisito vai desde os componentes até a fabricação. Como é provável que muitas empresas sigam o estilo do iPod touch, aumentam as chances de os consumidores não terem seus comandos obedecidos por equipamentos de baixa qualidade. Ou seja: se forem mal feitas, as cópias poderão selecionar o ícone de cima, quando você tocar no de baixo.

O iPod touch está previsto para chegar às lojas dos Estados Unidos no final do mês por US$ 300 (8 GB) e US$ 400 (16 GB). Já no Brasil, o lançamento está marcado para outubro. Ainda não há previsão de preços por aqui, mas, assim como já se sabe que ele será bastante copiado, é certo que os valores serão mais altos que os dos EUA. Na lista de preços oficial da filial brasileira da empresa, por exemplo, um iPod da quinta geração com 30 GB sai por R$ 1,8 mil. Nos EUA, esse mesmo modelo tem preço sugerido de US$ 250 (o equivalente a R$ 490).

Com informações de G1.