Categorias

ISIS já controla quase 50 mil contas de Twitter

Um estudo publicado pelo Brookings Institute afirma: o grupo terrorista ISIS e seus simpatizantes  controlaram pelo menos 46 mil contas de Twitter entre Setembro e Dezembro de 2014.

Segundo a pesquisa disponível em PDF, o ISIS “vem explorado as mídias sociais, mais especificamente o Twitter, para enviar sua propaganda e sua mensagem para o mundo e para recrutar pessoas vulneráveis ao radicalismo”. O grupo também estaria utilizando a plataforma para incentivar ataques isolados.

Apesar dos esforços do próprio Twitter, cuja política de uso não permite a disseminação de discurso de ódio ou atividades criminosas, apenas uma fração das contas são canceladas pelo sistema. A pesquisa também indica que o número médio de seguidores de cada uma das contas está em torno de mil seguidores, bem acima da média do serviço. As contas sob o controle do ISIS também apresentam maior atividade que a média.

Embora a vasta maioria das contas operadas pelo ISIS ou seus simpatizantes tenham sido identificadas como oriundas do Oriente Médio, com uma parcela bem menor de integrantes da Europa, o estudo destaca a existência de pelo menos duas contas ativas operando do Brasil.

isis-twitter
Rede de relacionamentos das contas consideradas “oficiais” do ISIS.

Em Dezembro do ano passado, uma ordem da cúpula do grupo terrorista determinou que todos deveriam desabilitar a geolocalização de seus smartphones, sob o risco de tê-los apreendidos e destruídos. Entretanto, a pesquisa do Brookings Institute constatou que um mês depois a orientação não surtiu impacto nos dados analisados.

A plataforma Android é a preferida do ISIS, com 69% de uso, contra 30% de iPhones e 1% de usuários de BlackBerry. Também em Dezembro, os integrantes do grupo receberam orientações para abandonar o uso de dispositivos da Apple por questões de segurança. Novamente, de acordo com o estudo, a orientação não foi seguida e não teve impacto nas pesquisas.