Categorias

Jovens usam redes sociais para mostrar outros lados de protestos

Faixa

Durante a última semana, diversos protestos de jovens brasileiros vem dominando as mídias do Brasil, e, para mostrar o lado que a “TV não está mostrando”, a população decidiu usar redes sociais como Facebook, Twitter e Tumblr. 

Inicialmente, os protestos eram voltados apenas para o aumento do valor das tarifas do transporte público no Rio de Janeiro e São Paulo, mas rapidamente se tornou algo maior: usando o lema “O Gigante acordou”, a população começou a reivindicar mudanças em áreas como saúde e educação, além de usar a força das redes sociais para divulgar sua própria versão dos fatos.

Para espalhar o movimento e compartilhar com o mundo o que vem acontecendo no país, foi criado um Tumblr chamado ‘Feridos no protesto em São Paulo‘. O blog é aberto para a partilha de imagens, vídeos e depoimentos de jovens que estão nas ruas de São Paulo protestando pacificamente. 

Para a divulgação internacional, o Tumblr “Brazilian Protests” está traduzindo relatos para o inglês. Com a grande divulgação, diversos países vem mostrando apoio aos manifestos, como em Berlin onde mais de 250 pessoas fizeram passeatas pedindo o fim da violência e repressão realizada pela polícia. 

A página do Facebook, “Ocuppy São Paulo“, ainda vem compartilhando orientações para quem deseja participar do protesto, agendado para acontecer nesta segunda-feira (17) na capital paulista. A página aponta maneiras de como as pessoas que não desejam sair de casa podem ajudar, o comportamento a ser adotado durante o manifesto, orientações jurídicas e como lidar com bombas de gás lacrimogêneo. 

Confira abaixo um vídeo feito pelo fotógrafo Michel Souza durante um dos movimentos que aconteceram no Rio de Janeiro: