Categorias

Kim Dotcom vai transmitir seu julgamento de extradição ao vivo pelo YouTube

Kim Dotcom resolveu transformar o julgamento do seu pedido de extradição em uma experiência multimídia e irá transmiti-lo ao vivo pelo YouTube.

O pedido feito pelo polêmico fundador do MegaUpload foi aceito pelo juiz da Nova Zelândia que preside a corte e a transmissão deve se iniciar em algum momento dessa terça-feira.

Dotcom está enfrentando o momento mais arriscado de sua vida. Segundo a Justiça americana, o empreendedor precisa responder por acusações de violação de direito autoral, conspiração para cometer extorsão, conspiração para lavagem de dinheiro e fraude fiscal. Dotcom e seus associados teriam levantado cerca de 175 milhões de dólares através do Megaupload e boa parte desse faturamento teria sido conquistado através da distribuição ilegal de arquivos protegidos por direito autoral.

Morador da Nova Zelândia, Kim Dotcom vem escapando de tentativas de extradição para os Estados Unidos, mas essa pode ser sua última cartada após duas supremas cortes, 10 atrasos diferentes nos procedimentos e uma longa batalha de mais de quatro anos. Para o executivo, famoso por suas táticas ousadas de marketing, a transmissão ao vivo do julgamento seria uma forma de conseguir um tratamento justo e expor as supostas táticas agressivas da acusação.

As autoridades norte-americanas responsáveis pelo processo foram terminantemente contrárias à transmissão. O julgamento se iniciou nessa segunda-feira sem ser transmitido, enquanto o juiz analisava o pedido, mas todo o julgamento ainda pode durar até 8 semanas. De acordo com o advogado de defesa de Dotcom, a decisão do tribunal pode “impactar toda a comunidade de internet”.