Categorias

Kinect ajuda médicos em salas de cirurgia


O Xbox Kinect está ajudando médicos de um hospital em Toronto, no Canadá, possibilitando que os cirurgiões naveguem por imagens dos pacientes utilizando apenas os gestos das mãos, sem precisar se contaminar ou mesmo sair de perto do paciente.

A Microsoft, em parceria com pesquisadores da Universidade de Cambridge e médicos do Hospital Addenbrookes, no Reino Unido, já havia desenvolvido uma espécie de sistema de busca de dados do corpo dos pacientes, algo como um Bing para o corpo humano (goo.gl/VXVAg). Agora, a empresa de Redmond forneceu também a ferramenta necessária para mais uma tecnologia na medicina: o Kinect.

A equipe do hospital Sunnybrook, de Toronto, está usando o acessório do Xbox para manipular digitalmente as imagens dos pacientes durante cirurgias, conta o site The Globe and Mail.

Cada vez que um médico precisa verificar algum exame ou imagem de um paciente durante uma cirurgia, ele pode precisar de até 20 minutos para se limpar, antes de voltar para a mesa de operações, conta o Dr. Calvin Law, que ajudou a desenvolver o sistema. Neste cenário, fica clara a vantagem oferecida pelo Kinect, já que os médicos precisam apenas se virar para a câmera para podem manipular as imagens, não precisando nem mesmo sair de perto do paciente.

O Dr. Law ainda compara o sistema com uma navegação por GPS, em que o motorista sabe com antecedência para onde está indo e pode se orientar sem a necessidade de parar. O sistema só foi utilizado em seis procedimentos por enquanto, mas planeja-se utilizá-lo em outras cirurgias no hospital.

A comercialização do sistema ainda não está nos planos, mas, assim como destaca o site Crunch Gear, dada a facilidade de implementação, não seria surpresa se ferramentas deste tipo passarem a ser mais comuns no futuro.

Com informações de Geek.