O lançamento do novo Google Maps para o iPhone não provoca a irritação apenas da Apple. Esse aplicativo faz com que o Nokia Here, aplicativo de mapas lançado recentemente pela Nokia, que já não vinha fazendo muito sucesso, seja deixado em segundo plano definitivamente.
Apenas algumas horas após o lançamento, o aplicativo do Google já era o número 1 da lista de downloads de aplicativos gratuitos, com muitas avaliações 5 estrelas. Em contrapartida, o aplicativo da Nokia vem em uma curva decrescente desde novembro, pois apesar de todo o barulho em torno do lançamento do aplicativo, a maioria dos usuários o classificou como 1 estrela.
Em outras palavras, o lançamento do Google Maps, associado às baixas avaliações dos usuários, é péssimo para a Nokia, pois o aplicativo tem as chances de engrenar drasticamente reduzidas.
Apesar disso, a Nokia ainda tem a oportunidade de chegar a usuários, através de aplicativos que terceirizem o serviço de mapas. A Nokia oferece um toolkit para desenvolvedores de software que queiram integrar mapas em seus aplicativos multiplataformas, incluindo Windows Phone, iPhone, Android e plataforma web.
A companhia finlandesa ainda não comentou anda a respeito do assunto.