Categorias

Leia a primeira mensagem de Satya Nadella aos funcionários da Microsoft

Com a confirmação oficial, Satya Nadella assumiu imediatamente o posto de CEO da Microsoft. Apesar de já ter gravado um vídeo no cargo, o sucessor de Steve Ballmer fez questão de enviar um email para todos os funcionários da empresa, se apresentando e detalhando suas metas e sua política de direção.

De: Satya Nadella

Para: Todos os funcionários

Data: Feb. 4, 2014

Assunto: RE: Satya Nadella – Microsoft’s New CEO

 

Hoje é um dia muito gratificante para mim. Ele me lembra do meu primeiríssimo dia na Microsoft, 22 anos atrás. Como você, eu tive a chance de escolher onde ir trabalhar. Eu cheguei aqui porque eu acreditei que a Microsoft era a melhor empresa do mundo. Eu vi então como nós claramente habilitamos as pessoas para fazer coisas mágicas com nossas criações e, no final das contas, tornar o mundo um lugar melhor. Eu soube que não havia nenhuma empresa melhor para se juntar se você deseja fazer a diferença. Esta é exatamente a mesma inspiração que continua a me impulsionar hoje.

É uma honra incrível para mim liderar e servir esta grande empresa de todos nós.  Steve e Bill conduziram-na de uma ideia para uma das maiores e mais universalmente admiradas empresas no mundo. Eu fui afortunado de trabalhar próximo de ambos, Bill e Steve, em minhas diferentes funções na Microsoft e, enquanto eu assumo como CEO, eu pedi a Bill que dedicasse um tempo adicional para a empresa, focasse em tecnologia e produtos. Eu também estou ansioso para trabalhar com John Thompson como novo Presidente da Diretoria.

Enquanto nós testemunhamos grande sucesso, nós estamos com fome de fazer mais. Nossa indústria não respeita tradição – apenas respeita inovação. Este é um momento crítico para a indústria e para a Microsoft. Não se engane, nós estamos caminhando para grandes lugares – enquanto a tecnologia evolui e nós evoluímos com e à frente dela. Nosso trabalho é garantir que a Microsoft triunfe em um mundo móvel e baseado na nuvem.

Na medida que nós começamos uma nova fase de nossa jornada juntos, eu gostaria de compartilhar um pouco da minha base e o que me inspira e me motiva

Quem sou eu?

Eu tenho 46. Eu estou casado por 22 anos e nós temos três filhos. E, como qualquer outra pessoa, um bocado do que eu faço e da forma como eu penso foi modelado pela minha família e minhas experiências de vida. Muitos dos que me conhecem dizem que eu também sou definido pela minha curiosidade e sede de aprendizado. Eu compro mais livros do que consigo terminar. Eu me inscrevo em mais cursos online do que consigo concluir. Eu fundamentalmente acredito que se você não está aprendendo novas coisas, você para de fazer coisas grandiosas e úteis. Então, família, curiosidade e fome de conhecimento me definem.

Por que eu estou aqui?

Eu estou aqui pela mesma razão que eu acredito que maioria das pessoas se junta à Microsoft – para mudar o mundo através da tecnologia que habilita as pessoas a fazer coisas incríveis. Eu sei que isso pode parecer hiperbólico – e, ainda assim, é verdade. Nós fizemos isto, nós estamos fazendo isto hoje e nós somos o time que irá fazer isto de novo.

Eu acredito que na próxima década a computação irá se tornar ainda mais presente e a inteligência se tornará nosso ambiente. A evolução conjunta de software e o novo hardware formarão fatores que irão intermediar e digitalizar muitas das coisas que fazemos e nossa experiência em negócios, na vida e no mundo. Isso se tornará possível graças ao contínuo crescimento da rede de dispositivos conectados, à incrível capacidade computacional da nuvem, lampejos do big data, e a inteligência do aprendizado de máquinas.

Este é um mundo impulsionado pelo software.

Ele irá nos conectar melhor com nossos amigos e familiares e nos ajudar a enxergar, expressar e compartilhar nosso mundo em formas que nunca foram possíveis antes. Ele irá permitir que negócios se engajem com consumidores de formas significativas.

Eu estou aqui porque nós temos uma capacidade sem paralelos de fazer um impacto.

Por que nós estamos aqui?

Em nossos primórdios, nossa missão era sobre um PC em cada escritório e cada residência, uma meta que nós praticamente atingimos no mundo desenvolvido. Hoje, nós estamos focados em um amplo espectro de dispositivos. Embora o acordo não esteja ainda concluído,  nós damos as boas-vindas a nossa família aos dispositivos e serviços Nokia e às novas capacidades móveis que eles trazem para nós.

Enquanto nós olhamos à frente, devemos mirar naquilo que a Microsoft pode contribuir de forma única para o mundo. A oportunidade à frente irá exigir de nós que reimaginemos um bocado do que fizemos no passado para um mundo móvel e baseado na nuvem, e fazer coisas novas.

Nós somos os únicos que podem domar o poder do software e entregá-lo através de dispositivos e serviços que verdadeiramente capacitem cada indivíduo e cada organização. Nós somos a única empresa com história e foco contínuo em construção de plataformas e ecossistemas que criam oportunidades amplas.

Qi Lu capturou isso muito bem em uma reunião recente quando ele disse que a Microsoft unicamente capacita as pessoas para “fazer mais”. Isso não significa que nós precisamos fazer mais coisas, mas que o trabalho que fazemos capacita o mundo a fazer mais daquilo com que se importam – terminar suas coisas, divertir-se, comunicar-se e realizar grandes coisas. Isto é o cerne de quem nós somos, e manter esse cerne valoriza tudo que fazemos – seja na nuvem ou em experiências em dispositivos – é o porquê de estarmos aqui.

O que faremos a seguir?

Para parafrasear uma citação de Oscar Wilde – nós precisamos acreditar no impossível e descartar o improvável.

Isso começa com clareza de propósito e senso de missão que irão nos conduzir a imaginar o impossível e entregá-lo. Nós precisamos priorizar a inovação que está centrada no nosso cerne de habilitar os usuários e as organizações a “fazer mais”. Nós escolhemos um conjunto de atividades de alto valor como parte de nossa estratégia de One Microsoft. E com o lançamento de cada serviço e dispositivo nós precisamos trazer mais inovação para sustentar esses cenários.

A seguir, cada um de nós precisa fazer o seu melhor trabalho, conduzir e ajudar a produzir uma mudança cultural. Nós algumas vezes subestimamos o que cada um pode fazer para fazer as coisas acontecerem e superestimamos o que os outros precisam fazer para nos mover para frente. Nós precisamos mudar isso.

Finalmente, eu acredito verdadeiramente que cada um de nós deve encontrar significado em nosso trabalho. O melhor trabalho acontece quando você sabe que não é apenas um trabalho, mas algo que irá melhorar a vida de outras pessoas. Esta é a oportunidade que conduz cada um de nós nesta empresa.

Muitas empresas almejam mudar o mundo. Mas muito poucas tem todos os elementos necessários: talento, recursos e perseverança. A Microsoft já provou que tem todos os três em abundância. E, como o novo CEO, eu não poderia querer um alicerce melhor.

Vamos construir em cima desse alicerce juntos.

Satya