Categorias

Loja Aptoide atinge 4 bilhões de downloads de aplicativos para Android

A loja de aplicativos Android Aptoide está celebrando uma marca histórica: mais de 4 bilhões de downloads foram realizados através de sua plataforma.

Com 200 milhões de usuários, a app store portuguesa está se tornando uma das maiores lojas Android em todo o mundo e aparece como uma alternativa para a hegemonia da Google Play.

Com quase 1 milhão de aplicativos disponíveis no catálogo, a Aptoide espera este ano superar seu recorde anual de downloads pelo segundo ano consecutivo, ultrapassando 1 bilhão de downloads somente em 2017. Álvaro Pinto, COO e co-fundador da Aptoide, afirma que “a maioria dos usuários vêm de mercados emergentes, representando 60% da base total” . Brasil, México, Índia e Venezuela fazem parte do grupo de dez países que lideram a base de usuários da loja virtual Android.

A história da Aptoide começou em 2009, quando ainda era um projeto de código aberto Linux. Desde então, a loja tem se mantido como uma plataforma criada pela comunidade.  Graças a essa abordagem, a plataforma também se define como “a primeira loja social de aplicativos”. A plataforma permite que os usuários façam upload de aplicativos, criem suas próprias lojas e compartilhem aplicativos com outros usuários.

“Qualquer pessoa pode criar sua própria ‘app store’: uma coleção de aplicativos que pode ser compartilhada com outros, num conceito semelhante ao de um canal no YouTube”, explica a empresa em seu comunicado oficial.

Em 2014, a Aptoide comprou briga com o Google e denunciou a Google Play junto à Comissão Europeia, alegando que a empresa americana abusa da sua posição dominante no mercado para afastar os usuários de lojas concorrentes. Na queixa, é destacado que o Google cria barreiras para os usuários que querem fazer downloads de apps stores alternativas, o que representaria um comportamento anti-competitivo. O caso ainda está sendo analisado pelas autoridades anti-monopólio da União Europeia.