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Loja da Microsoft é bem mais acessada que a dos concorrentes

Loja de apps da Microsoft é a menos rentável

A Microsoft deu um grande passo, quando afirmou que a loja de aplicativos para o Windows 8 não decepcionaria, e que teria mais aplicativos que qualquer outra loja de aplicativos. Agora, de acordo com a consultoria Distimo, a loja vem apresentando grande atividade: o volume de download dos aplicativos presentes no top 300 da loja é três vezes superior ao do top 300 da Apple Mac Store.

Mas, “maior” não quer dizer “mais lucrativo”. Com cerca de 86% dos downloads sendo conteúdo gratuito, a Apple continua gerando cerca de 5 vezes mais receita. Até o momento, a Microsoft está provando ser apenas a maior divulgadora.

Uma das áreas em que a loja da Microsoft é bastante forte é a de produtos localizados, segundo a Distimo. Mais de 10% dos 300 aplicativos mais populares da loja são voltados para países específicos. A Distimo constata que, considerando mercados grandes, onde os desenvolvedores tendem a fazer aplicativos especificamente para aquele idioma, essa proporção é ainda maior. Para se ter uma ideia, cerca de 41% dos aplicativos baixados no Japão e 30% dos apps baixados na Coréia são localizados para os idiomas destes países.

Enquanto a loja do Windows 8 continua crescendo, uma das grandes questões é quando a Microsoft vai liberar mais conteúdo pago para que os consumidores possam comprar. Criar um ambiente onde muitos aplicativos são gratuitos pode fazer com que as cobranças se tornem um desafio, no futuro.