Categorias

Lula acredita que Obama deve desculpas, por conta da espionagem

lula-obama
Lula considerou espionagem por parte do governo americano como “muito grave”

O ex-presidente Lula afirmou que as denúncias de espionagem dos EUA contra o governo brasileiro são “muito graves”, e afirmou que o presidente Barack Obama deve se desculpar.

– A resposta americana não pode ser via diplomacia, porque a espionagem não foi via diplomacia. Cabe ao Obama, humildemente, pedir desculpas à presidenta Dilma e ao Brasil – afirmou Lula. Ele afirmou que não poderia opinar sobre o cancelamento ou não da viagem da presidente aos EUA, mas brincou, afirmando que espera que a presidente “dê um ‘guenta’ democrático no Obama”.

Segundo Lula, o comportamento do governo americano põe em risco a soberania dos Estados.

– Os Estados Unidos não foram nomeados para serem xerifes do mundo. Foi grave, muito grave. Os americanos passaram os limites do respeito à soberania dos países – afirmou o ex-presidente.

Lula afirma que leu uma notícia, onde o presidente Obama afirma que a espionagem serviria para proteger outras nações, mas recusou o argumento apresentado pelo presidente americano, afirmando que ninguém está pedindo por proteção. No entanto, Lula admitiu que o Brasil está “vulnerável” no setor de telecomunicações, e afirmou que os grupos de pesquisa deveriam ser estimulados a apresentar projetos de melhorias para a segurança do setor.