Categorias

Luta por OpenXML abre crise ética na MS

Microsoft admite que um de seus executivos usou métodos reprováveis para obter votos para o Open XML.

Neste domingo (2), o organismo internacional de padronização ISO vai decidir se aprova ou não o formato aberto de documentos da Microsoft, o OpenXML, que rivaliza com o ODF. Votam no ISO associações de 156 países no mundo.

Num esforço para obter mais votos a favor do formato aberto OpenXML, um executivo da Microsoft na Suécia ofereceu vantagens a duas empresas parceiras no país nórdico. Este executivo, cujo nome não foi divulgado, enviou e-mails para os parceiros da corporação e pediu que eles se filiassem ao SIS, o equivalente a ABNT da Suécia.

No e-mail, o executivo prometia pagar a taxa de inscrição no SIS e, além disso, oferecer suporte adicional aos produtos da Microsoft. Nos e-mails, o autor fazia alusão a “esforços de marketing” conjuntos. O caso tornou-se público quanto os e-mails vazaram.

Em seu blog, o diretor corporativo da Microsoft na Suécia, Jason Matusow admite que o executivo de sua empresa, de fato, enviou os e-mails. “Este profissional agiu de uma forma que não é compatível com as políticas da Microsoft”, anotou Matusow em seu blog.

Segundo Matusow, o próprio executivo que ofecereu tais incentivos ligou para os parceiros envolvidos explicando que as promessas de ajuda não eram válidas O executivo pediu ainda que eles desconsiderassem os e-mails.

De acordo com o blog de Matusow, a direção da Microsoft reportou o caso a SIS e ao ISO tão logo soube do procedimento reprovável de seu profissional. “Agimos de forma pró-ativa para esclarecer os órgãos envolvidos que não pagamos taxas de inscrição de nenhum parceiro nem oferecemos incentivos”, anotou Matusow.

O SIS sueco chegou a manifestar que estava inclinado a votar a favor do OpenXML. Porém, após toda controvérsia, o órgão decidiu mudar seu voto.

Em documento publicado em seu portal, a SIS explica que as suspeições em torno do caso impossibilitam o organismo de manifestar seu voto livremente. Por esta razão, a SIS decidiu votar abstenção na votação de domingo.

Com informações de INFO Online.