Categorias

Mais famílias processam rede social MySpace

Quatro famílias cujas filhas sofreram agressões sexuais por adultos que elas conheceram por meio da rede social de Internet MySpace abriram esta semana processo contra a News Corp., proprietária do serviço, alegando negligência e fraude. A informação é de um comunicado dos advogados que representam as famílias.

As famílias (de Nova York, Texas, Pensilvânia e Carolina do Sul) abriram ações no tribunal superior de Los Angeles, na quarta-feira. Os processos envolvem cinco meninas de 14 e 15 anos de idade, que segundo os advogados foram atraídas a encontros com membros mais velhos do MySpace e agredidas sexualmente.

Uma menina de 15 anos foi drogada e atacada em 2006 por um usuário mais velho do MySpace. Ele se declarou culpado de agressão sexual e está preso, cumprindo sentença de dez anos, disseram os advogados. Também no ano passado, os pais de uma menina de 14 anos de Austin, Texas, processaram o MySpace solicitando US$ 30 milhões em indenização, depois que ela foi atacada sexualmente por um rapaz de 19 anos que havia conhecido por meio da rede virtual.

“Em nossa opinião, o MySpace esperou demais antes de tentar instituir medidas de segurança significativas que reforçassem de maneira concreta a segurança dos usuários menores de idade”, disse Jason Itkin, do escritório de advocacia Arnold & Itkin, representante de uma das famílias.

O MySpace, que em abril passado contratou Hemanshu Nigam, antigo promotor especializado em casos de exploração infantil via Internet na Justiça federal dos EUA, vem agindo para adotar novas medidas de proteção aos usuários. “Ultimamente, a segurança na Internet é de responsabilidade compartilhada”, disse Nigam em comunicado. “Aconselhamos a todos que apliquem o senso comum das lições de segurança do mundo offline em suas experiências online”, acrescentou.

A idade mínima para registro no MySpace é de 14 anos, e no ano passado o site tornou impossível a maiores de idade fazer contato com membros de 14 ou 15 anos sem que saibam seus endereços de e-mail. A empresa também está instalando novo software de controle de uso para os país.

Nigam disse que as medidas adotadas pelo MySpace são para proteger seus membros e oferecer ferramentas de segurança aos usuários. Os críticos alegam que as medidas, além de chegarem tarde demais, são insuficientes.

Com informações de Terra.