Categorias

Mais uma fornecedora da Apple é acusada de violar direitos de trabalhadores

Uma das principais fabricantes de produtos da Apple foi acusada de violar várias normas de proteção dos funcionários em um novo relatório da BBC, que enviou vários repórteres disfarçados para trabalhar na fábrica.

A BBC descobriu que a fábrica Pegatron, em Xangai, força longas jornadas de trabalho, não permite folgas, oferece dormitórios minúsculos para viverem, e não paga funcionários quando eles participam de reuniões obrigatórias.

A Apple parece discordar fortemente com a reportagem da BBC e diz que a questão do dormitório foi resolvido e que os fornecedores são obrigados a pagar seus funcionários pelas reuniões.

apple

“Não estamos cientes de nenhuma outra empresa que faz tanto quanto a Apple para garantir condições de trabalho justas e seguras”, disse a empresa. “Nós trabalhamos com fornecedores para resolver deficiências, e vemos melhorias contínuas e significativas, mas sabemos que o nosso trabalho nunca acaba”.

Um dos repórteres disfarçados diz que seu maior turno foi de 16 horas. Outro diz que eles eram obrigados a trabalhar 18 dias seguidos.

“A segurança dos trabalhadores e bem-estar são as nossas prioridades”, diz Pegatron em uma declaração à BBC. “Nós estabelecemos padrões muito elevados, realizamos um treinamento rigoroso para gestores e trabalhadores, e temos auditores externos visitando regularmente as nossas instalações para encontrar áreas de melhoria”, explicou.

Fornecedores da Apple têm sido acusados de manter más condições de trabalho em diversas ocasiões ao longo dos últimos anos. A Foxconn, por exemplo, foi o centro das atenções de todos muitas vezes. Em resposta, a Apple começou a trabalhar com a fabricante para fazer mudanças em 2012, incluindo a criação de uma série de normas de proteção aos trabalhadores para todos os seus fornecedores.