Categorias

Malware disfarçado de vídeo no Facebook já atingiu mais de 800 mil usuários

Um malware disfarçado como um vídeo no Facebook já atingiu mais de 800 mil usuários do Google Chrome. Segundo o blog Bits, pertencente ao The New York Times, o malware aparece como se o usuário tivesse sido marcado em uma publicação, e ao tentar acessar o conteúdo, é redirecionado para uma página que pede a instalação de uma extensão para o Chrome, para assistir um vídeo, e assim, o usuário é contaminado.

Estima-se que o malware esteja se espalhando a uma taxa de 40 mil ataques por hora. Uma vez que o plug-in esteja instalado, os responsáveis pelo ataque podem acessar todos os dados armazenados no navegador, incluindo contas com senhas salvas.

O malware não é simples de ser removido. Segundo os pesquisadores que descobriram o vírus, o programa bloqueia o acesso às configurações do browser, que permitem que ele seja removido, e impede o acesso a várias páginas que oferecem serviço de remoção de vírus.

Uma porta-voz do Google informou ao Bits que a companhia já está tomando providências, e desativou as extensões do Chrome que permitem acesso à contas de usuários.

– Quando detectamos itens contendo malware ou descobrimos por meio de relatórios, nós os retiramos da Chrome Web Store – afirmou Veronica Navarrete.

O Facebook informou que seus sistemas de segurança já haviam detectado os ataques, e que a companhia já trabalha para remover os links maliciosos.