Categorias

Malware provoca travamento total no Mac

Pesquisadores da Malwarebytes detectaram um ataque focado no Mac capaz de provocar travamento total no sistema operacional para aplicar um golpe em suas vitimas.

A ameaça tenta abrir diversas janelas de composição de email ao mesmo tempo e a vítima é instruída para telefonar para número falso de suporte técnico, onde a fraude é conduzida.

De acordo com a empresa de segurança, o malware pode entrar no sistema através de um anexo de email malicioso, mas também pode ser ativado simplesmente ao navegar para um endereço comprometido na internet usando o navegador Safari. Rodando puramente em JavaScript e HTML 5, o ataque verifica qual é a versão do Mac OS na máquina do usuário antes de iniciar sua rotina. Segundo os pesquisadores, a vulnerabilidade explorada pelos hackers não está presente nas versões mais atuais do sistema operacional.

malware-mac

Caso a vítima seja suscetível ao ataque, o malware irá abrir múltiplas janelas de composição de email até travar o sistema por consumo excessivo de memória. No campo Assunto da mensagem criada aparece um alerta de vírus detectado e um número fraudulento de suporte técnico que a vítima deveria ligar para solucionar o problema.

Os pesquisadores da Malwarebytes alertam também para uma variante do ataque tenta abrir múltiplas janelas do iTunes em dispositivos móveis e oferece também um falso telefone de suporte técnico para suas vítimas.