Categorias

Malware tem espionado computadores secretamente por anos, dizem pesquisadores

Pesquisadores de segurança descobriram uma das peças mais avançadas de malware já criadas e ela está em uso desde pelo menos 2008. A empresa Symantec publicou suas descobertas hoje sobre um novo Trojan que está chamando de “Regin”

Os pesquisadores dizem que a ferramenta é “uma peça complexa de malware cuja estrutura apresenta um grau de competência técnica raramente vista”. Ela teria sido concebida para espionar sistemas de computadores ao redor do mundo.

A ferramenta de espionagem foi encontrada principalmente em sistemas na Rússia e Arábia Saudita, embora a sua presença tenha sido detectada em menor número no México, Irlanda, Índia, Afeganistão, Irã, Bélgica, Áustria, e do Paquistão.

Ataques em provedores de internet e empresas de telecomunicações – com o objetivo de obter informações sobre pequenas empresas e indivíduos que usam os seus serviços – foram responsáveis por cerca de 75% das infecções. Companhias aéreas, empresas de energia, órgãos de pesquisa e empresas de hospitalidade também foram alvos do malware.

hackers

Como você poderia esperar, algo assim tão complexo não é projetado para roubar seus números de cartão de crédito. A sofisticação do software e seus alvos confirmados, de acordo com a Symantec, mostra que o malware provavelmente é patrocinado. EUA, Israel e China estão entre as nações com o financiamento e conhecimento para desenvolver e executar tais ataques.

O que não está claro é como o malware executa um ataque. Em apenas um único caso confirmado, ele explorou uma vulnerabilidade do Yahoo Messenger desconhecida, mas os pesquisadores especulam que ele pode usar versões falsificadas de sites populares para obter acesso a sistemas de computador.

“Esta tem sido uma enorme campanha de espionagem desde pelo menos 2008 e talvez até mesmo já em 2006”, o pesquisador Liam O’Murchu disse.

Ainda há muito para ser descoberto, mas agora que a existência de Regin foi divulgada, devemos ver mais detalhes surgindo ao longo dos próximos meses.