Categorias

Marinha dos Estados Unidos adota o controle do Xbox 360

Se você manja muito dos jogos eletrônicos, já é meio caminho andado para operar um periscópio de submarino na Marinha dos Estados Unidos a partir de agora.

Um anúncio oficial revelou que será adotado o controle do Xbox 360 a bordo de submarinos, como um substituto muito mais econômico para os sistemas atuais de operação de periscópios.

O controle atual é customizado, custa cerca de US$38.000 e é similar ao utilizado em helicópteros militares. A Marinha espera fazer uma grande economia ao trocar o modelo tradicional pelo controle de US$30, que pode ser substituído em qualquer loja de produtos eletrônicos em caso de falhas. Além disso, espera-se reduzir o período de treinamento para operadores de periscópio de um curso de várias horas para um aprendizado intuitivo de alguns minutos.

controle-xbox-360-marinha

O controle do Xbox 360 se tornará o equipamento padrão em submarinos da classe Virginia. Ao contrário do que muita gente só conhece pelos filmes, os periscópios modernos, como os utilizados nessa classe de embarcações, não são um tubo cilíndrico que permite a visão somente em uma direção e somente para uma pessoa. Atualmente, são compostos por dois mastros independentes com câmeras de 360º que exibem informações e imagens de alta resolução para toda a sala de comando.

Segundo a Marinha, os controles antigos eram considerados pesados e inconvenientes pela nova geração de marinheiros. Uma colaboração entre a Lockheed Martin e oficiais da Marinha resultou na integração de um controle convencional de console com o sistema já existente de operação. Após dois anos de testes exaustivos, a solução foi liberada para uso oficial na frota.