Categorias

Mark Zuckerberg defende seu programa de Internet gratuita na Índia

Na semana passada, o serviço de internet gratuita oferecida pelo Facebook na Índia foi suspenso por autoridades legais. Nessa segunda-feira, Mark Zuckerberg escreveu um artigo em um jornal indiano defendendo a iniciativa.

Pouco antes do Natal, a Autoridade Reguladora de Telecomunicações da Índia interrompeu o funcionamento do Free Basics, com base em entraves burocráticos. Mas críticos do serviço afirmam que ele fere o princípio da neutralidade da rede.

Para Zuckerberg, todas as acusações são falsas e o que importam são os fatos. O fundador e CEO do Facebook sustenta que “todos merecem acesso à internet. Os serviços de internet Free Basics podem fornecer isso. O Free Basics deve ficar para ajudar a alcançar a igualdade digital na Índia”.

Entretanto, o serviço, anteriormente conhecido como Internet.org, fornece acesso gratuito para um número limitado de sites, como a Wikipédia e o próprio Facebook, em detrimento de outras opções. Para realizar uma busca, o usuário é obrigado a utilizar o serviço do Bing, uma vez que o acesso ao Google se encontra bloqueado na plataforma.

Zuckerberg rebate as críticas: “em vez de querer dar às pessoas acesso a alguns serviços básicos de internet de graça, críticos do programa continuam espalhando falsas alegações, mesmo que isso signifique deixar para trás um bilhão de pessoas”.