Categorias

Mark Zuckerberg e criador do WhatsApp se manifestam sobre o bloqueio no Brasil

O bloqueio do WhatsApp no Brasil repercutiu com os donos do aplicativo de mensagens. Tanto seu criador Jan Koum, quanto Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e dono da empresa responsável, se manifestaram contrários à decisão da Justiça.

Ambos criticaram o incidente e avaliaram o prejuízo gerado para a população. Em pesquisa recente, o IBOPE levantou que 93% dos brasileiros tem o WhatsApp instalado em seus dispositivos móveis.

Jan Koum, que criou o WhatsApp em 2009, junto com Brian Acton, publicou uma nota no Facebook se dizendo “desapontado com a decisão míope” das autoridades brasileiras de suspenderem o serviço por 48 horas. Ele também afirmou que está “triste de ver o Brasil se isolar do resto do mundo”.

Já Mark Zuckerberg, que comprou a WhatsApp Inc. em 2014 por 16 bilhões de dólares, foi ainda mais incisivo em sua postagem na rede social: “Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online.

O CEO e fundador do Facebook também afirmou que “está trabalhando” para reverter a situação. Enquanto isso, ele sugere que usuários adotem o Facebook Messenger.

Sobre o caso judicial que solicitou a quebra de sigilo de dados e resultou na punição ao aplicativo, o executivo, ele reclamou: “estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz”.

Zuckerberg encerrou sua postagem conclamando os brasileiros a protestarem contra a proibição: “se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo”.