Categorias

Media Player Classic será descontinuado

Depois de 11 anos ativo, o Media Player Classic – Home Cinema (MPC-HC) será descontinuado por falta de desenvolvedores voluntários que possam dar prosseguimento ao projeto gratuito.

O anúncio do fim das atividades veio com o lançamento da versão 1.7.13 do tocador de mídia, que deverá ser a versão final do programa, que não receberá mais novos recursos ou mesmo correção de bugs daqui pra frente.

“Por vários meses agora, ou mesmo anos, o número de desenvolvedores ativos vem diminuindo e inevitavelmente alcançou a marca de zero. Isso, infelizmente, significa que o projeto está oficialmente morto e esse lançamento será o último”, assina XhmikosR, no site oficial do MPC-HC. A única possibilidade de manter os trabalhos é o surgimento de algum novo voluntário, que “realmente deseje contribuir e tenha experiência em C/C++”.

media-player-classic-home-cinema

O MPC-HC foi criado para ser uma alternativa leve e gratuita ao Windows Media Player, com muito mais recursos que o tocador de mídia oficial da Microsoft. O projeto inicial, chamado apenas Media Player Classic, foi criado por um desenvolvedor conhecido apenas como Gabest em 2002. Em 2006, o MPC original foi abandonado e um grupo de voluntários iniciou a manutenção e evolução do chamado MPC-HC, acrescentando novas funcionalidades e corrigindo problemas por onze anos seguidos, mantendo a comunidade de usuários ativa, com suporte a 42 idiomas.

Os administradores do site oficial alertam que todos os downloads, inclusive betas, são digitalmente assinados e originados da página de downloads e os usuários devem tomar cuidado com golpistas e falsas ofertas de download, que devem aumentar em volume daqui pra frente com o encerramento do ciclo de vida da ferramenta.