Quando a Microsoft e a Mojang anunciaram o Mercado Minecraft em Abril, era esperado sucesso para o serviço, mas os resultados superaram as expectativas: mais de um milhão de dólares foi pago aos criadores em apenas dois meses.
O serviço permite que criadores de conteúdo vendam texturas, aventuras, objetos, skins e outros elementos do jogo pela internet para plataformas que até então não tinham suporte algum para mods.
“A ideia é dar aos criadores de Minecraft outra forma de se sustentar a partir do jogo, permitindo que eles se apoiem para a criação de projetos ainda maiores, ao mesmo tempo que dá aos jogadores de Pocket e Windows 10 acesso a um crescente catálogo de coisas divertidas – fiscalizadas e fornecidas por nós, com segurança e simplicidade”, informou a desenvolvedora Mojang em seu comunicado de Abril. O sucesso da empreitada foi celebrado através da conta de Twitter de Minecraft:
Prepare your best WHOOP! Prepared? Good! Coz we’re happy to say Minecraft Marketplace creators have now earned over 1 MILLION BUCKS. WHOOP! pic.twitter.com/bhmfcul0j1
— Minecraft (@Minecraft) 5 de setembro de 2017
O valor se torna ainda mais impressionante quando se leva em consideração que esse é apenas o pagamento computado para criadores, sem entrar na equação o faturamento da própria Microsoft com o serviço e os tradicionais 30% pagos a Apple, Google e Nintendo pelo funcionamento da loja em suas respectivas plataformas, iOS, Android e, em breve, Switch. O porcentual pago aos desenvolvedores que fazem parte do Mercado Minecraft não foi revelado, mas a Microsoft afirma que eles ficam com a maior fatia do pagamento feito pelos jogadores.