Categorias

Microsoft adia faturamento do Vista e tem lucro menor

SEATTLE (Reuters) – A Microsoft anunciou nesta quinta-feira queda de 28 por cento no lucro líquido trimestral, depois de ter adiado o faturamento de mais de 1 bilhão de dólares em vendas de novos upgrades do sistema operacional Windows e do pacote de softwares Office.

O maior fabricante mundial de programas de computador informou que o lucro líquido no segundo trimestre do ano fiscal, encerrado em 31 de dezembro, ficou em 2,63 bilhões de dólares, ou 0,26 dólar por ação. No mesmo período do ano anterior, o lucro havia sido de 3,65 bilhões de dólares ou 0,34 dólar por ação. A receita no trimestre cresceu 6 por cento, atingindo 12,54 bilhões de dólares.

Os analistas previam em média lucro de 0,23 dólar por ação e faturamento de 12,09 bilhões de dólares no trimestre, segundo a Reuters Estimates.

A Microsoft pretende lançar o Windows Vista –primeira grande renovação do sistema Windows em mais de cinco anos– e o Office 2007 na próxima semana. Investidores esperam que esses produtos, que representam a maior parte dos lucros da Microsoft, melhorem o resultado da empresa nos próximos trimestres.

A Microsoft esclareceu ter postergado 1,5 bilhão de dólares em receita e lucro para o terceiro trimestre fiscal, que se encerra em março, devido à forma como contabiliza os cupons de atualização para esses produtos.

No trimestre encerrado em dezembro, a Microsoft teve fortes vendas do console de game Xbox 360. Com uma base de mais de 10 milhões de consoles, a empresa conseguiu aumentar as vendas do game “Gears of War”, desenvolvido pela Microsoft Studio’s. O negócio de servidores continuou crescendo rapidamente.

As ações da Microsoft subiram 12 por cento desde outubro. Antes da divulgação do balanço, as ações da companhia fecharam cotadas em 30,45 dólares, baixa de 0,64 por cento, na Nasdaq.

Com informações de Yahoo!.