Categorias

Microsoft adiciona um código QR à tela de erro do Windows 10

A Microsoft parece não ter se livrado do estigma da tela azul da morte (BSOD, no inglês), mas agora pretende torná-la mais amigável ao usuário adicionando um QR Code que pode ser utilizado para identificar o erro.

A novidade foi introduzida no build 14316 do Windows 10 e, por enquanto, sua função ainda é um mistério.

Oficialmente, a Microsoft não se pronunciou sobre a nova funcionalidade. Usando um leitor de código, o usuário é conduzido para a página padrão da empresa para mensagens de erro em windows.com/stopcode. Especula-se que o mecanismo ainda possa ser aperfeiçoado antes de estar disponível para todos os usuários do sistema operacional, talvez contendo informações mais específicas sobre o tipo de erro que provocou o BSOD.

qrcode

Entretanto, para que o recurso tenha alguma utilidade no futuro, o usuário precisa modificar uma configuração padrão do Windows. Desde o XP, telas azuis de erro são exibidas muito rapidamente na tela e o próprio sistema operacional dispara um processo de reinicialização para evitar o risco de dano no hardware. Para que o usuário consiga capturar o QR Code, seria necessário desabilitar o reinicio automático.