Categorias

Microsoft anuncia software para ligações VoIP

Grandes empresas no Brasil já usam em teste
A Microsoft apresentou no Brasil sua nova linha de software corporativo para comunicações unificadas.

Uma das novidades é o Microsoft Office Communications 2007. O software reúne ligações por VoIP, vídeo, mensagens instantâneas e conferências. Ele já vem presente nas versões corporativas do Office e acompanhará as futuras versões do Dynamic ERP e CRM da Microsoft.

Outro lançamento é o Microsoft Office Communicator 2007. Ele integra e-mail, calendário, ligações telefônicas e mensagens instantâneas. A comunicação pode ser feita no PC ou pela internet com o Web Access. O software também já traz um aplicativo para dispositivos móveis com sistema operacional Windows Mobile.

Para as ligações por VoIP, a Microsoft optou pelo protocolo SIP. “A plataforma de comunicação unificada da Microsoft é agnóstica para equipamentos e redes, e já funciona com 90% dos PBX do mercado”, afirma Alessandro Belgamo, gerente de produto e soluções Office da Microsoft Brasil.

O foco da companhia é atingir grandes e médias empresas que já migraram ou pretendem mudar para a telefonia IP. Uma pesquisa realizada pela IDC no ano passado, sob encomenda da Microsoft, mostrou que 82% das empresas brasileiras com mais de mil funcionários tinham planos de migrar de TDM para IP entre 2007 e 2008.

De acordo com Belgamo, para as empresas que tiverem uma infra-estrutura de telefonia híbrida – IP e TDM – basta instalar um gateway para fazer a comunicação entre as redes. Com isso, companhias que optam por fazer uma migração gradual para telefonia IP já podem ter as redes integradas.

Segundo a Microsoft, algumas empresas brasileiras, como o Indiana Seguros, o Itaú BBA, a NET e a Votorantim já implementaram as ferramentas de comunicação unificada em projetos-piloto.

Com informações de INFO Online.