A Microsoft acaba de anunciar que vai adquirir a maioria dos negócios de dispositivos e serviços da Nokia por US$ 5 bilhões e vai gastar mais US$ 2.2 bilhões para licenciar as patentes da empresa. A transação deve ser concluída no primeiro trimestre de 2014.
Depois que a compra for aprovada, vários executivos da Nokia serão transferidos para a Microsoft, incluindo o CEO atual da empresa, Stephen Elop. No total, cerca de 32 mil funcionários devem ser transferidos para a gigante.
A Nokia anunciou em um comunicado que Risto Siilasmaa assumirá como CEO interno para a Nokia e Elop será vice-presidente executivo da área de dispositivos e serviços. Em um e-mail aos funcionários, o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, explicou que Elop irá liderar toda a equipe atual de dispositivos e a “maioria dos funcionários que vêm da Nokia”.
Para a Microsoft, a compra das divisões, bem como as patentes, é a chave para “promover a transição da empresa para uma focada em dispositivos e serviços”. Para Ballmer, a união deve “acelerar as ações e os lucros da Microsoft na área de smartphones”.
Em outro comunicado, a Nokia afirmou que pretende se concentrar em três de seus outros negócios: infraestrutura de rede e serviços, mapeamento e serviços de localização, e desenvolvimento de tecnologias.
A decisão de aquisição mostra um certo compromisso da Microsoft e ambição para se tornar grande no mercado móvel: com a empresa no controle do Windows Phone, o sistema pode se tornar uma verdadeira ameaça aos dominantes do momento, o Android e iOS.