Categorias

Microsoft corre para achar novo CEO até o final do ano

Parece que a Microsoft está trabalhando além do normal para achar um substituto para Steve Ballmer até o final do ano. Os motivos? A empresa quer finalizar a procura antes de terminar a aquisição da Nokia e pretende começar a colocar em prática uma reorganização radical dentro de suas divisões.

De acordo com o site Bloomberg, a diretoria da Microsoft elaborou uma lista de candidatos e já está realizando entrevistas iniciais com potenciais substitutos para Steve Ballmer. O conselho já teria conversado com o diretor da Ford, Alan Mulally, o ex-CEO da Nokia, Stephen Elop e um ex-executivo da Microsoft chamado Paul Maritz. A empresa também teria abordado John Donahoe, CEO atual do eBay.

Microsoft quer novo CEO até o final do ano
Microsoft quer novo CEO até o final do ano

Fontes familiarizadas com os planos da Microsoft revelaram ao The Verge que tudo está sendo feito mais rapidamente pois há uma urgência para substituir Ballmer: quando o executivo criou o plano para reorganizar as várias divisões da Microsoft em torno de seus serviços e dispositivos, o Windows acabou ficando em espera até que as mudanças estivessem em vigor. Sem um novo CEO para seguir os planos de Ballmer, um grande número de engenheiros do Windows acabaram sendo realocados para o projeto Xbox One.

A urgência também parece estar ligada à aquisição dos negócios de dispositivos da Nokia, que deve ser concluída no início de 2014. A divisão é uma parte importante da nova estratégia de Ballmer e um novo CEO precisa estar em seu lugar antes dos funcionários da Nokia começarem a chegar, para garantir que o processo seja o mais tranquilo possível.