Categorias

Microsoft disponibiliza APIs para o Windows Home Server

Em um esforço para preparar os desenvolvedores para a chegada do Windows Home Server, a Microsoft disponibilizou o primeiro beta do Windows Home Server SDK e sua documentação. Apesar de o Windows Home Server ainda estar na fase Beta 2, a Microsoft espera que os desenvolvedores independentes de software comecem a desenvolver para a nova plataforma o mais rápido possível.

A documentação disponibilizada pela empresa inclui instruções para criação de aplicações para o Windows Home Server, tutoriais, códigos de exemplo e uma visão geral da nova API (Application Programming Interface). Os três arquivos da API que os desenvolvedores vão usar são HomeServer.dll, HomeServer.idl e HomeServerExt.dll. A API fornecerá acesso para incluir computadores cliente, pastas compartilhadas, pastas de aplicativos, volumes gerenciados, discos rígidos, trabalhos de backup e notificações – tudo no servidor. O arquivo HomeServerExt.dll dará aos desenvolvedores acesso ao console do Windows Home Server para que este possa ser extendido com novas guias e funcionalidades.

Em um e-mail enviado ao site Ars Technica, um porta-voz da Microsoft disse que a empresa espera que os ISVs criem ferramentas para proteção do sistema, compartilhamento de mídia, segurança doméstica e automação doméstica. “O SDK permitirá que os desenvolvedores profissionais e entusiastas criem aplicativos para serem executados no Windows Home Server e para extender a funcionalidade do Windows Home Server Console nos computadores domésticos, ou criar aplicativos para serem executados em um computador doméstico e assim conectar-se ao Windows Home Server”, disse o porta-voz da empresa.

Como todo sistema operacional Windows, proteção contra malwares e vírus deve se tornar o foco de muitos desenvolvedores. Podemos assumir que o Windows Live OneCare será suportado e empresas como TrendMicro, McAfee e Symantec certamente lançarão ferramentas de segurança visando o administrador do Home Server.

Com informações de Ars Technica.