Categorias

Microsoft divulga preço, data de lançamento e primeiros aplicativos do HoloLens

A Microsoft iniciou hoje a pré-venda do HoloLens, seu dispositivo de realidade aumentada. Inicialmente, o dispositivo será comercializado apenas para desenvolvedores e trará  seis aplicativos e jogos de demonstração da tecnologia.

O preço inicial de US$3 mil do HoloLens Development Edition é explicado pela empresa pelo fato de esta não ser ainda a versão para o consumidor final do produto, mas uma ferramenta para criadores de conteúdo para a plataforma.

Essa versão exclusiva do aparelho de realidade aumentada começará a ser distribuído aos compradores em 30 de Março e virá acompanhada de tutoriais, vídeos e ampla documentação para que empresas possam desenvolver seus próprios aplicativos e adotar a tecnologia. Os aplicativos e jogos que acompanham o kit foram criados pela Microsoft para apresentar o potencial do HoloLens.

HoloStudio é o primeiro da lista e permite que o usuário combine gestos, voz e até o olhar para construir objetos em 3D na sua frente. É o aplicativo mais complexo embutido nessa edição inicial do HoloLens e aquele que a Microsoft vem demonstrando em diversas oportunidades. Confira o vídeo:

Skype é uma adição quase obrigatória ao pacote, introduzindo o aplicativo de conversação da Microsoft ao ambiente da realidade aumentada. Através do programa, os usuários poderão visualizar versões holográficas de seus interlocutores e interagir em tempo real, inclusive introduzindo artefatos virtuais no ambiente um do outro.

HoloTour é o último aplicativo incluído na lista e traz uma experiência interativa similar àquelas já presentes em dispositivos de realidade virtual, oferecendo uma visão em 360º de lugares históricos, como Machu Picchu ou Roma.

Young Conker é o jogo para realidade aumentada que traz de volta o personagem Conker, da franquia homônima desenvolvida pela Rare para os consoles da Microsoft. Segundo o comunicado oficial, o esquilo virtual interage de forma diferenciada de acordo com o ambiente em que o jogador ativa a experiência. Não se sabe ainda se a empresa preservou o senso de humor polêmico da série. Confira o vídeo:

RoboRaid é o segundo jogo incluído no pacote e já havia sido exibido anteriormente, com o nome de Project X-Ray. Na experiência de realidade aumentada, robôs de combate travam ferozes batalhas nos ambientes do seu dia a dia. Combinando a tecnologia com uma visão em primeira pessoa, o jogo promete colocar o jogador realmente no centro da ação.

Fragments fecha o pacote de jogos e aplicativos trazendo um mistério de ficção-científica para ser solucionado e “borra a linha entre o mundo digital e o mundo real”, segundo o comunicado oficial. Os jogadores serão capazes de identificar pistas e interrogar personagens, como se eles estivessem sentados no sofá de sua casa. Confira o vídeo: