Categorias

Microsoft e Facebook vão ligar Europa e Estados Unidos com cabo submarino

Microsoft e Facebook formaram uma aliança inédita e vão liderar a construção de um cabo submarino debaixo do Oceano Atlântico, ligando os Estados Unidos com a Europa.

A construção do projeto MAREA será iniciada em Agosto deste ano e o cabo deverá estar pronto em Outubro de 2017, se tornando o mais veloz cabo de conexão já instalado.

O objetivo do MAREA é “atender a crescente demanda dos consumidores por conexões estáveis e de alta velocidade para serviços online e de nuvem da Microsoft, Facebook e seus clientes”. A Telefonica e sua subsidiária Telxius irão operar o cabo submarino. Ao contrário de outras iniciativas anteriores, Microsoft e Facebook estão no comando e irão comercializar a capacidade excedente para outras empresas.

marea-cable

O MAREA é constituído de 8 pares de fibra ótica e foi projetado para alcançar uma velocidade de 160Tbps. Ele será construído ligando Virginia Beach, nos Estados Unidos, com a cidade de Bilbao, na Espanha, uma rota diferente dos cabos submarinos transatlânticos já existentes. Segundo o comunicado oficial, o caminho alternativo visa garantir “conexões mais confiáveis e resistentes para nossos clientes nos Estados Unidos, Europa e além”.

“A fim de melhor servir nossos clientes e oferecer o tipo de conectividade de baixa latência e confiabilidades que eles merecem, nós estamos continuando a investir em novas e inovadoras formas de continuamente aperfeiçoar tanto a infraestrutura global da internet quanto a Nuvem da Microsoft”, declarou Frank Rey, diretor global de aquisições de rede da Microsoft. “Isso marca um novo e importante passo para construir a próxima geração de infraestrutura da internet”.

Nenhuma das empresas envolvidas comentou sobre os custos do projeto.