Categorias

Microsoft encerra fabricação do Kinect

Estava claro há muito tempo que o Kinect tinha perdido completamente a relevância dentro dos planos da Microsoft, mas o prego final no caixão foi anunciado hoje: a empresa encerrou a fabricação do dispositivo.

Para quem nem lembra mais, o acessório foi criado em 2010 para o Xbox 360 como uma nova forma de interface entre o jogador e o que acontece dentro dos jogos, mapeando movimentos reais na sala e até reconhecendo o jogador pelo rosto.

A Microsoft chegou a vender 35 milhões de unidades do Kinect, com o pico de popularidade acontecendo em 2011, quando o dispositivo se tornou o item eletrônico que vendeu mais rapidamente no ano. Mas o tempo seria cruel com o sensor de movimentos e ele veria o interesse do público ser reduzido ano a ano e suas funcionalidades pararam de ser incorporados em novos jogos, até que a própria Microsoft desvinculou o acessório da venda do Xbox One, tornando-o totalmente opcional.

Apesar de não ter revolucionado a forma como jogamos, como alardeava a campanha de marketing de meio bilhão de dólares conduzida pela Microsoft na ocasião de seu lançamento, o Kinect ajudou a impulsionar tecnologias que ainda estão por aí. Seu sistema de mapeamento de ambiente em 3D é uma das bases da Realidade Aumentada da empresa e foi incorporado ao HoloLens, por exemplo. O Windows Hello também emprega o resultado de pesquisas de reconhecimento facial que começaram lá atrás com o Kinect.