Categorias

Microsoft encerra suporte ao Windows Phone 8.1

Apesar das repetidas promessas de que não iria abandonar sua plataforma móvel, o fim do suporte foi anunciado e chegou essa semana para o Windows Phone 8.1, a última versão do sistema operacional móvel.

Com o encerramento do suporte, mais de 80% da base instalada de smartphones que trazem a marca da Microsoft foi abandonada.

Na prática, seus usuários já sentiam o descaso há bem mais tempo que isso, sem atualizações ou novos aplicativos, enquanto os aplicativos antigos seguiam evoluindo mas sem oferecer uma versão para a plataforma e a produção de novos dispositivos era interrompida permanentemente. Entretanto, a partir de agora, é oficial: nenhum Windows Phone receberá qualquer atualização daqui para frente, nem mesmo de segurança, o sistema operacional está efetivamente morto.

A Microsoft segue oferecendo suporte aos poucos felizardos que conseguiram migrar para o Windows 10 Mobile. Não que sejam muitos: 99% do mercado de smartphones é atualmente dominado por Android e iOS. Dos que adotaram o caminho móvel da Microsoft, menos de 20% rodam o Windows 10 Mobile.

Mesmos estes não tem muito motivo para comemorar: a Atualização para Criadores da versão móvel do Windows 10 trouxe bem poucas funcionalidades novas, menos que a robusta versão para PC. Enquanto isso, embora a próxima grande atualização do sistema operacional já esteja em fase de testes para desktops, a Microsoft não está realizando testes de nenhum recurso novo para a versão móvel e os prognósticos não são promissores. E em 2018 será a vez do Windows 10 Mobile também terminar oficialmente seu ciclo de vida e ter seu suporte encerrado.