Categorias

Microsoft está trabalhando em recurso que percebe o humor do usuário

Recurso pode medir humor dos usuários e compartilhar nas redes sociais
Recurso pode medir humor dos usuários e compartilhar nas redes sociais

A Microsoft está trabalhando em uma tecnologia para smartphones, que pode identificar qual o humor do usuário e automaticamente compartilhar a informação nas redes sociais.

Chamada de MoodScope, a tecnologia vai permitir que os usuários compartilhem automaticamente seus sentimentos com os amigos em tempo real, nas redes sociais.

Alguns sensores disponíveis hoje medem a luz e a aceleração, mas o MoodScope mediria o estado mental de seus usuários, e classificaria os resultados como “tenso”, “feliz”, “triste”, “cansado”, “calmo”, “estressado” ou “animado”.

A Microsoft ajudaria a informar outras pessoas sobre o humor do usuário antes de entrar em contato com ele.

– Sensores de humor podem permitir que os usuários se comuniquem digitalmente de forma mais apurada como ocorre na vida real. Para compartilhar o humor, um sensor automático não apenar melhoraria a usabilidade, como também diminuiria as barreiras sociais em dividir uma informação como esta: nós geralmente não dizemos diretamente a alguém como estamos nos sentindo, apesar de não escondermos muito nosso humor em determinado momento – segundo consta em publicação da Microsoft Research asiática.

Segundo as informações, a Microsoft já desenvolveu um protótipo que pode deduzir o humor do usuário com 66% de precisão, em média. Em estudo realizado com 32 participantes, o nível de acerto chegou a uma média de 95%, após dois meses de treinamento.

Além de compartilhar o humor com outros usuários, a Microsoft acredita que a tecnologia também poderá ser utilizada por outros serviços.

“Sistemas de recomendação de vídeos e músicas como o Netflix e Spotify poderiam se beneficiar desta tecnologia em seus algoritmos. Ao saber o humor do usuário, estes serviços poderiam recomendar conteúdos diferentes para determinadas situações”.