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Microsoft inicia terceira edição de campanha para ensinar jovens a programar

A Microsoft deu apartida na terceira edição da campanha #EuPossoProgramar, que oferece às crianças e jovens a oportunidade de dar os primeiros passos na programação.

A campanha é mundial e, no Brasil o lançamento acontece na abertura do World Congress on Information Technology (WCIT), em Brasília, a partir de hoje.

A Microsoft acredita que “a evolução da era digital faz com que seja cada vez mais imprescindível que crianças tenham novas habilidades e muitas delas podem ser aprendidas por meio da Ciência da Computação, inserida nos currículos da educação formal e não-formal”. A iniciativa da empresa já conseguiu que nos últimos dois anos 3 milhões de jovens começassem a aprender programação na América Latina.

Através do projeto são oferecidos uma série de cursos online gratuitos, começando com # AHoraDoCodigo, em parceria com a Code.org, que por meio dos personagens do Minecraft ou Ana e Elsa de Frozen, ensina a programar. A etapa seguinte é o Aprendendo a Programar que, em parceria com a Comunidade de TI, oferece cursos mais avançados de programação na nuvem com Azure e Windows. Ao finalizar os cursos, o aluno recebe um certificado eletrônico gratuito da “Microsoft Virtual Academy”.

“Acreditamos que com iniciativas como esta levaremos a Ciência da Computação a um número cada vez maior de jovens que terão acesso a esta poderosa ferramenta para desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que eles consigam não só transformar seu presente, mas também a de suas comunidades”, afirmou Rodolfo Fücher da Microsoft Brasil.

No Brasil o programa tem parceria com o Programaê!, iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo, criada em 2014, que visa mostrar que todos podem construir e se expressar por meio da tecnologia, reunindo alunos, professores e pais para aproximar a programação de jovens de todo o Brasil. O programa conta ainda com o apoio do Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – Softex, e de ONGs como a ATN, CDI/Recode e Trust for the Americas.