Categorias

Microsoft lança “Service Pack 2” para Windows 7

A Microsoft reuniu todas as atualizações do Windows 7 desde o Service Pack 1 até Abril de 2016 em um único pacote de instalação, mas não está chamando o lançamento de Service Pack 2.

O pacotão de atualizações tampouco ficará disponível através do Windows Update e os interessados terão que entrar na página do Microsoft Update Catalogue, usando obrigatoriamente o Internet Explorer, para efetuar o download.

Quem ainda precisa passar pelo processo de reinstalação do Windows 7, descobre que, depois do SP1 de 2011, existe uma larga quantidade de atualizações disponíveis para o sistema, que obrigam o administrador ou usuário a passarem por um longo e tedioso processo de procurar atualizações, atualizar, reiniciar, procurar atualizações, atualizar e reiniciar diversas vezes até deixar o sistema em dia.

Win7SP1-WU
Esse tormento agora é coisa do passado…

O “Service Pack 2” não é um service pack e foi batizado de “cumulativo de conveniência”. Mas, com ele é possível instalar o Windows 7, passar para o SP1, instalar o pacotão e colocar o sistema com todas as atualizações em bem menos passos. Apesar da comodidade oferecida, é de se estranhar porque a Microsoft não disponibiliza a funcionalidade diretamente através do Windows Update para todos os usuários e por que ele está escondido atrás de uma página de seu serviço que ainda utiliza o ultrapassado recurso do ActiveX.

microsoft-convenience-rollup-package

A novidade também é válida para o Windows Server 2008 R2 SP1. Para administradores de sistemas, a Microsoft recomenda que sejam criados discos de instalação customizados com o SP1 e esse “SP2” convenientemente pré-instalados para facilitar ainda mais o processo de reinstalação do Windows 7 ou do Windows Server 2008 R2.