Categorias

Microsoft lança Silverlight 3, tecnologial rival do Flash

Microsoft lança nova versão do seu rival do Flash
Microsoft lança Silverlight 3, nova versão da tecnologia rival do Flash

O Silverlight 3, nova versão da tecnologia da Microsoft concorrente do Flash, da Adobe, que permite acesso offline a aplicações multimídia de internet , está disponível par download a partir desta sexta-feira (10/7). A empresa fará o anúncio oficial na tarde de hoje, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

A nova plataforma é gratuita e compatível com os sistemas operacionais Windows, da Microsoft, e Mac OS X, da Apple – especificamente para Macs com processador Intel.

O Silverlight 3 já pode ser baixado enquanto o kit de desenvolvimento (SDK na sigla em inglês) está disponível em um site específico. O lançamento também apresenta a versão de testes (Release Candidate) do conjunto de ferramentas de design Expression Studio 3 para criação de interfaces aos usuários. A versão está disponível na web e inclui o download da ferramenta SketchFlow para criação de protótipos rápidos de web sites.

A nova família de aplicações, que funciona em conjunto com o navegador de internet, permite que programadores adicionem animações, gráficos vetoriais, áudio e vídeo com mais facilidade em páginas web.

Além de recursos como aceleração de hardware e aperfeiçoamentos em texto, os desenvolvedores passam a contar com mais de 60 novos controles personalizáveis em código aberto, como gráficos, otimização para ferramentas de buscas, layout com temas profissionais e o recurso “deep linking” para compartilhar links de determinados pontos dentro de uma aplicação interativa na web.

O Silverlight é a resposta da Microsoft para as plataformas multimídia de web Flash, da Adobe, e JavaFX, da Sun Microsystems, já estabelecidas no mercado de desenvolvimento web, que ainda ganha outro concorrente: o HTML 5, evolução do padrão de desenvolvimento web – já adotado em browsers como Chrome, do Google, Firefox 3.5, da Mozilla, Opera, da Opera Software, e Safari, da Apple – que pode eliminar a necessidade de plugins em Silverlight, Flash e JavaFX.

Para garantir a participação de mercado do Silverlight 3, a Microsot anunciou dois novos clientes da plataforma nesta sexta-feira: a série “SGU: Stargate Universe” da MGM, e a companhia aérea Continental Airlines, que está desenvolvendo um site de reserva de passagens com a nova tecnologia. Em 2008, a rede de televisão norte-americana NBC usou o Silverlight 2 para a transmissão online ou vivo dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Com informações de Por InfoWorld/EUA.