Categorias

Microsoft lança sistema operacional Singularity

Singularity, lançado depois de anos de adiamento
Pesquisas em software

O Singularity, cujo lançamento vinha sendo adiado há anos, pode ser baixado gratuitamente para uso acadêmico e não-comercial.

A idéia do Singularity é prover uma nova plataforma para a pesquisa de soluções inovadoras de software nas áreas de linguagens de programação, ferramentas dos mais diversos tipos, além da própria área de sistemas operacionais.

Processos isolados

O novo sistema operacional utiliza um conjunto abstrato de instruções que permite a criação de camadas totalmente isoladas, no interior das quais os programas podem rodar sem interferir uns com os outros. São os chamados processos isolados, ou SIP na sigla em inglês (“Software Isolated Processes”).

Confiabilidade e robustez

Os SIPs, segundo a empresa, garantem o isolamento seguro de cada processo, sem a carga adicional exigida pela proteção por domínios de hardware. No Singularity, cada programa, driver de dispositivo ou serviço do sistema operacional roda em seu próprio SIP.

Um SIP não pode compartilhar memória e nem modificar seu próprio código. Isso dá ao sistema operacional um nível de confiabilidade e robustez que não é encontrado nos sistemas operacionais domésticos.

Com informações de Inovação Tecnológica.