Categorias

Microsoft oferece US$ 20 bi por divisão de buscas do Yahoo!

Microsoft faz nova proposta ao Yahoo!
A Microsoft negocia a aquisição das operações de buscas do Yahoo por 20 bilhões de dólares, noticiou o jornal britânico The Times neste domingo (30/11).

A proposta envolve a criação de um novo grupo administrativo para controlar a operação de buscas do Yahoo. Entre os nomes apontados estão Jonathan Miller, ex-chairman e CEO da AOL, e Ross Levinsohn, ex-presidente da Fox Interactive Media.

Pelos termos da nova proposta, a Microsoft deve oferecer 5 bilhões de dólares ao grupo liderado por Miller e Levinsohn, que teriam a missão de levantar mais 5 bilhões de dólares com investidores externos. A soma pode ser convertida em ações preferenciais equivalentes a uma participação de 30% no Yahoo.

Os investidores externos teriam direito a apontar três dos 11 diretores do conselho do Yahoo. Pelos termos da negociação, a Microsoft teria direito de administrar as operações de buscas do Yahoo por dez anos, além de ter a opções de comprar definitivamente a operação de buscas em dois anos.

O acordo deve trazer uma renda adicional de 2 bilhões de dólares por ano ao Yahoo.

Com o negócio, o Yahoo pode retomar o fôlego no mercado, já que o valor de suas ações caiu de 33 dólares, na época da oferta da Microsoft, para atuais 9 dólares. No entanto, conforme sinalizou recentemente o CEO Steve Ballmer, a Microsoft não pretende adquirir o Yahoo, após a recusa de sua proposta de 46 bilhões de dólares pela empresa de internet.

Na semana passada, o investidor Carl Icahn, defensor da compra do Yahoo pela Microsoft, ganhou mais participação no Yahoo. Com a aquisição de 6,7 milhões de ações da empresa, a participação de Icahn aumentou de 5% para 5,4%.

Icahn criticou severamente o CEO Jerry Yang e a diretoria do Yahoo pelas recusas às ofertas da Microsoft. Com a saída de Yang do comando do Yahoo, o investidor, que tem três posições no conselho da empresa, deve reforçar seu apoio à nova negociação com a Microsoft.

Com informações de IDGNow.