Categorias

Microsoft planeja funcionalidades em memória para SQL Server

Hekaton está chegando!
A próxima versão do SQL Server será capaz de rodar bancos de dados inteiros na memória do servidor. Isso é o que garante a Microsoft para um futuro próximo.

Ainda com o codinome Hekaton, a nova tecnologia foi apresentada durante o último evento da Professional Association for SQL Server (PASS). De acordo com Doug Leland, gerente da Microsoft, “qualquer aplicação que esteja sendo prejudicada pela resposta do disco rígido irá se beneficiar em ter seus dados movidos para a memória”.

A iniciativa promete acelerar a velocidade de processamento de transações online. Alguns clientes da Microsoft já estão testando a novidade e a tecnologia mostrou ser capaz de executar transações 50 vezes mais rápido do que uma instalação convencional de SQL Server.

Segundo Leland, administradores de bancos de dados não precisarão mexer em suas aplicações para torná-las compatíveis com a nova tecnologia. O próximo SQL Server trará ferramentas para especificar bancos de dados ou tabelas destinados a rodar em memória. Com o Hekaton também será possível compilar stored-procedures para serem executadas a partir da memória como se fossem código nativo da máquina.

Ainda não há datas previstas para o lançamento do sucessor do SQL Server 2012. A atual plataforma de banco de dados da Microsoft acabou de ter seu primeiro Service Pack lançado agora.