A dashboard do Xbox Live em breve poderá apresentar anúncios políticos direcionados. De acordo com o Washington Post, a Microsoft vem conversando com políticos para começar a usar o serviço para fazer propaganda de suas campanhas.
Em 2012, a empresa chegou a lançar um hub de eleição para o Xbox 360, que contou com cobertura ao vivo e notícias, mas dessa vez seria algo diferente: os anúncios usariam informações públicas e os dados extraídos de sua conta no Xbox Live para entregar anúncios direcionados para grupos demográficos específicos.
De acordo com o Post, a Microsoft está sendo “especialmente agressiva” sobre a capacidade do serviço de atingir grupos específicos, incluindo mulheres e minorias. Os anúncios serão destaque tanto no painel do Xbox Live e em outros produtos da Microsoft, incluindo Skype.
Políticos norte-americanos anunciando especificamente para o público de jogos não é um fenômeno inteiramente novo: durante suas campanhas presidenciais de 2008 e 2012, o presidente Obama tinha anúncios apresentados em jogos populares como Madden e Tetris.