Categorias

Microsoft quer aproveitar “espaços brancos” de TVs para levar Internet para a Índia

Parece que todo mundo está correndo para permitir que usuários offline tenham acesso à Internet: O Facebook está trabalhando com Internet.org na África e a Mozilla fez uma parceria com a GSMA em Bangladesh e no Brasil. A próxima gigante a se envolver no assunto é a Microsoft, que pretende expandir o uso da internet na Índia com um recurso já disponível: Espectro de TV.

O plano da Microsoft é explorar o espectro não utilizado entre os canais de TV, conhecidos como ‘espaço em branco’, para espalhar a conectividade em todo o país.

China Microsoft

Em declarações ao diário nacional Hindustan Times, o presidente da Microsoft Índia, Bhaskar Pramanik, explicou: “Wi-Fi tem um alcance de apenas 100 metros, enquanto a banda de espectro de 200-300 MHz disponível nos espaços em branco pode atingir até 10 km. Este espectro pertence principalmente a Doordarshan (emissora pública indiana) e ao governo e não é usado. Temos procurado aprovação para um projeto piloto em dois distritos “.

Se os projetos saírem como o planejado, a iniciativa da Microsoft pode ser lançada em todo o país em breve e potencialmente até ajudar outros países emergentes.